Menu das páginas
TwitterRssFacebook
Menu das categorias

Postado por em Jul 30, 2014

Trio Carioca: lado A + lado B

Trio Carioca: lado A + lado B

Existem uns caras que são “homens de visão”. Conseguem olhar a seu redor, ver o que está acontecendo e perceber no que devem apostar, pois certamente irá dar muito certo. Era o caso do Mr. Evans, diretor da gravadora Victor.

Na década de 1930 Benny Goodman fazia muito sucesso com um trio pouco convencional formado por ele mesmo na clarineta, Gene Krupa na bateria e Teddy Wilson no piano. Mr. Evans perguntou então a Radamés Gnattali se poderia fazer algo assim, porém com a música brasileira. Foi ai que nasceu um grupo que gravou um único disco 78rpm e se chamou Trio Carioca.

Quando descobri esse grupo fiquei tão encantado com a concepção e composições que resolvi transcrevê-las. São duas: Recordando e Cabuloso. Como prefiro fazer tudo a partir da fonte fui atrás do disco e descobri que é raríssimo, pois é muito antigo. Entretanto, encontrei um no Centro Cultural São Paulo.
Ao pegar o disco na mão percebi uma curiosidade: sobre os integrantes estava escrito “Vero, Luiz Americano e Luciano Perrone”.
recordando blog
Americano era clarinetista e Perrone baterista, mas por que Radamés usou o pseudônimo Vero?
Descobri em seguida: na época em que o disco foi gravado não pegava muito bem um músico erudito ficar tocando ou gravando música popular, então Radamés usava esse pseudônimo. Escolheu Vero porque sua então esposa se chamava Vera.

Foi em um dos almoços na Oficina de Curitiba que comentei sobre o Trio Carioca com o Rodrigo Y Castro, flautista, e ele topou embarcar comigo na transcrição das músicas.
Fizemos alguns ensaios e nos preparamos para apresentá-las em dois shows meus, mas no primeiro o Rodrigo ficou doente e o segundo foi cancelado porque caía justamente no dia da disputa entre o Brasil e a Holanda pelo terceiro lugar da Copa do Mundo (o Brasil perdeu esse jogo de 3×0). Ao perceber que a apresentação estava “encantada” resolvemos gravar. Fomos então n’A Loja de Pianos (um paraiso para pianistas) e filmamos.

Quero compartilhar aqui então a nossa versão para o som do Trio Carioca!
Espero que gostem!

Lado A: Recordando

Lado B: Cabuloso

Postar um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *